Notícias

Estão abertas as reuniões da 2ª edição do Health Parliament Portugal

O projeto do Expresso, Janssen, Microsoft e Universidade Nova onde se discute exclusivamente a Saúde junta pela primeira vez os 60 parlamentares escolhidos no edifício da Impresa para o primeiro passo de um caminho que culmina em junho

Tiago Oliveira

Jornalista

Está tudo a postos para o arranque da segunda edição do único parlamento inteiramente dedicado à Saúde. Após a seleção dos 60 parlamentares a partir de 763 candidaturas, o Health Parliament Portugal junta pela primeira vez os deputados num evento que vai decorrer amanhã no edifício do grupo Impresa.

O objetivo da primeira sessão é preparar os participantes para os desafios legislativos e mediáticos que os esperam. À sua espera estão uma série de formações e palestras pensadas para lhes dar as ferramentas mais adequadas para ajudarem um sector a viver uma fase de grandes mudanças.

Os parlamentares vão dividir-se por seis comissões dedicadas a áreas específicas: Inovação e Valor em Saúde, Sustentabilidade e Equidade, Oncologia, Tecnologia e Integração de Cuidados, Recursos Humanos em Saúde e Saúde Mental. Os grupos de trabalho podem definir até seis subtemas cada um e colaborar para produzir recomendações com efeitos práticos. Recorde-se que da primeira edição, em 2017, saíram 58 recomendações e seis relatórios.

Quatro plenários do Health Parliament Portugal vão decorrer entre janeiro e junho de 2020, complementados por dois períodos de visitas de estudo. Se o primeiro plenário é de reflexão e o segundo em março é para fazer o ponto de situação, o terceiro em maio será de apresentação e votação das recomendações que depois serão apresentadas no quarto.

Conheça o programa do evento de amanhã e acompanhe o projeto no nosso site, no jornal Expresso e nas plataformas sociais do grupo Impresa.

HPP Training Day

09h00 | Receção aos Participantes

Sessão Fotográfica – 1ª parte
Registo e escolha de Comissões

09h30 | Nota de Boas Vindas

09h45 |Apresentação Health Parliament Portugal

10h00 - 11h30 | Media Trends & Key concepts

Alcides Vieira, ex-Diretor de informação da SIC
Daniel Vaz, Assessor de Comunicação do grupo IMPRESA
Martim Silva, Diretor-adjunto do Expresso

11h30 | Coffee break

12h00 – 13h30 | DISC Assessment & Networking

Ana Sofia Santos, Mind over Matter

13h30 – 15h00 | Almoço e fotografia de grupo

Sessão Fotográfica – 2ª parte

15h00 – 16h30 | Policy report training

Pedro Pita Barros, Professor de Economia da NOVA School of Business and Economics

16h45 – 18h00 | Politics & Legislative procedure

Adalberto Campos Fernandes, ex-Ministro da Saúde
Isabel Galriça Neto, ex-deputada da Comissão de Saúde da Assembleia da República

18h00 | Encerramento