Notícias

Parlamentares ocupam os seus lugares para "moldar o futuro" da Saúde

Projetos Expresso. O primeiro plenário do Health Parliament Portugal já está a decorrer com a tomada de posse das seis comissões de deputados que compõem o parlamento dedicado exclusivamente à Saúde

Sara Pinto (moderadora), Martim Silva, diretor adjunto do Expresso, Filipa Mota e Costa, diretora geral da Janssen Portugal, José Fragata, vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, e Paula Panarra, diretora deral da Microsoft, deram as boas-vindas aos novos parlamentares
Pedro Nunes
12

Tiago Oliveira

Jornalista

"Só podemos esperar o melhor de vocês neste exercício", atirou o vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, José Fragata. A mensagem foi dirigida aos 60 deputados que hoje estão a tomar posse como membros de pleno direito do Health Parliament Portugal, com o foco no início dos trabalhos que podem moldar o futuro da Saúde.

É a ambição de todos os participantes no projeto que junta Expresso, Janssen, Microsoft e Universidade Nova para reunir, pela segunda vez, o único parlamento exclusivamente dedicado ao sector em Portugal, após as 58 recomendações que saíram da primeira edição, em 2017.

"Temos um ambiente que nos permite criar soluções para Portugal e resolver problemas de saúde para o mundo", defende a diretora-geral da Microsoft, Paula Panarra.

Para Filipa Mota e Costa, a reforma do sector exige "o melhor pensamento do país" e a diretora-geral da Janssen Portugal acredita mesmo que o melhor está nos 60 parlamentares que reuniram na reitoria da Universidade Nova de Lisboa. E foi sob o manto de expectativas elevadas que as primeiras comissões tomaram posse com a manhã a dar a conhecer os deputados de Inovação e Valor em Saúde, Oncologia e Recursos Humanos em Saúde.

O presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, foi outra das presenças. O representante do ministério da Saúde não espera menos do que "ideias que vão moldar o futuro", quando estamos perante questões que podem ser de vida ou de morte para o sistema de saúde. Sobretudo quando, além das questões estruturais endémicas do sistema português, situações como "o surto do coronavírus" ou "o Brexit" colocam outros desafios que também pedem resposta.

Conheça as restantes comissões e as grandes conclusões do primeiro plenário no site do Health Parliament, no Expresso online e nas plataformas sociais da Impresa.