Sobre o projeto

Sobre o Projeto

Saiba tudo relacionado com a segunda edição do Health Parliament Portugal

É o primeiro parlamento em Portugal dedicado inteiramente ao tema da saúde e está de volta para a segunda edição. O Health Parliament vai voltar a selecionar 60 parlamentares entre os 21 e os 40 anos para debaterem e apresentarem recomendações com vista a melhorar o funcionamento do sistema de saúde.

Após um período de recrutamento que vai decorrer até 31 de outubro, os selecionados vão ser colocados numa de seis comissões para tratar de um tema específico relacionado com o sector da saúde, a saber:

  • Inovação e valor em saúde
  • Sustentabilidade e equidade
  • Oncologia
  • Tecnologia e integração de cuidados
  • Recursos humanos em saúde
  • Saúde mental

Cada comissão vai ser acompanhada de um conselho consultivo composto sempre pro um deputado, um antigo governante, um presidente ou vice-presidente de um organismo ligado à saúde e alguém ligado ao sector privado ou social.

A partir de janeiro de 2020, arrancam os trabalhos que vão ser pontuados por quatro plenários, visitas de campo e entrevistas para produzir as recomendações, tendo em conta os (até) seis subtemas que podem ser definidos por comissão. Em junho as recomendações serão apresentadas publicamente.

A primeira edição do Health Parliament Portugal decorreu em 2017 e resultou na apresentação de 58 recomendações e seis relatórios, além de reuniões mensais com o ministério da Saúde. Entre as medidas concretas atingidas aceites pelo governo, destaque para a simplificação de acesso à comparticipação para regime de pensionista.

Acompanhe o nosso site, o jornal Expresso e as redes sociais do grupo Impresa para ter acesso a todas as informações sobre o Health Parliament Portugal.